Cólicas do Lactente

17-01-2019

Este é provavelmente o problema mais frequente do lactente durante os primeiros meses de vida. As suas causas são multifactoriais e normalmente estão presentes várias delas em simultâneo.

Não há medicamentos milagrosos que eliminem rapidamente e de vez este problema. Ao contrário, para obtermos bom resultado na resolução do problema, temos que actuar em cada factor que contribui para a sua origem representando a medicação uma ajuda.

Se o bebe faz leite materno então a nossa intervenção terá que começar mesmo na alimentação da mãe, evitando esta o consumo de alimentos que produzam aerocolia (ar no intestino) como por exemplo o feijão e o grão, as couves, a batata, o pão em geral (menos o de mistura ou integral) ou as bebidas gasosas, entre outros.

A maneira de mamar é também importante não sendo aconselhável deixar o bebe adormecer ao peito pois nessa altura faz do peito chucha e engole muito ar o qual vai depois para o intestino.

É importante que arrote bem para que algum ar que mesmo assim tenha entrado possa sair enquanto ainda está no estômago.

Um bom transito intestinal ajuda a limitar as cólicas pelo que se o bebe não tem, habitualmente, pelo menos uma dejeção por dia, será conveniente proceder a estimulação anal, com a cânula de um micro clister por exemplo o que igualmente contribuirá para a saída do ar do intestino e alívio das cólicas.

Finalmente a medicação, associada às medidas anteriores, poderá estar indicada, consoante o caso e a conselho do vosso pediatra.